Morador de São Pedro da Aldeia, RJ, é o primeiro a ter sistema de energia solar

solar-telhado-rj

Clique aqui para assistir reportagem

Energia solar totalmente integrado a rede elétrica convencional.

Ele investiu seis mil reais no projeto além da economia da conta de luz ele quer dar aquela ajudinha na preservação do meio ambiente.

O projeto de tornar o sitio no interior de São Pedro da Aldeia modelo em prática sustentáveis começou em 1998, o engenheiro elétrico eletrônico apostou no reflorestamento, na capitação de água de chuvas e na troca da lampadas incandescentes pelas de LED, mas foi a dois anos quando a agencia nacional de energia elétrica regulamentou a produção de micro e mini geração de energia ligadas a rede convencional de abastecimento que a idéia saiu definitivamente do papel, após todas as licenças e projeto aprovados placas de captação foram colocadas no telhado ligadas a inversores de corrente passando por relógio bidirecional e dispositivos de segurança e desde o inicio desse mês parte da energia elétrica usada no sitio vem do sol, Joneson é o primeiro cliente do interior do Rio de Janeiro a produzir energia elétrica no sistema fotovoltaico. O sistema funciona através da luz do Sol, emite fótons que incide sobre as placas fotovoltaicas que transforma em eletricidade, essa eletricidade em corrente continua que com o inversores consegue colocar na mesma tensão e frequência da rede que é corrente alternada.

A expectativa é que o investimento seja pago em oito anos , mas esse meio de geração de energia vai funcionar por muito mais tempo , as placas tem durabilidade de no mínimo vinte e cinco anos.Vai ser preciso um ano para avaliar o funcionamento e a economia, mas pelos cálculos de Joneson a conta de luz vai fica setenta por cento mais barata, com as duas placas é possível produzir sessenta quilowatts , o consumo médio tem sido de cento e cinquenta quilowatts , cerca de setenta e cinco reais por mês, racionalizando o uso, em dois mil e quinze, a intensão é pagar apenas o consumo minimo estipulado pela concessionaria, cinquenta quilowatts, o equivalente a vinte e cinco reais.

Além da economia no seu bolso, você evita a emissão de CO2 com menos energia consumida, então você evita no planeta o CO2 que prejudica a atmosfera. Evita o consumo excessivo de aguá para gerar energia, se todos fizerem essa instalação, tanto empresas, tanto pessoa física e jurídica, fazer o sistema, você evitaria pelo menos na parte do dia bastante consumo de água para gerar energia no Brasil.

No caso da produção de energia solar ser maior que o consumo ele ganha bônus ou pode utilizar o excedente em outra conta com o mesmo CPF. Você pode ter no sitio produzir energia e aproveitar essa energia na sua casa da cidade.

 Fonte: Globo Tv

Comentários

Silvio s. Ruivo 16-05-2014, 13:34

Gostaria de receber maiores informações sobre a instalação do sistema de geração de energia elétrica, utilizando o sistema fotovoltaico.

Reply
JORGE MAGAYVER 16-05-2014, 20:33

QUERO RECEBER TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE ENERGIA SOLAR , PRETENDO NO FUTURO INSTALAR O SISTEMA E OU FAZER ALGUM SISTEMA SEMELHANTE E TER O CONHECIMENTO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR BARATA . SE PUDER ME MANDE INFORMAÇÕES , MUITO OBRIGADO

Reply
LUIZ CARLOS ARAUJO 01-06-2014, 10:17

No último contato que tivemos foi no Centro de Convenções, quando na oportunidade comentei sobre a questão do alto consumo de energia na área rural onde os criadores de frangos pra corte tem custo muito alto de energia elétrica o faz o custo investimento ser alto e a lucratividade baixa. Eis um problema para ser resolvido, sendo que o custo com a energia solar é muito alto para o investimento.

Reply
HERNANDES MEDRADO FILHO 01-06-2014, 10:39

Muito interessante precisando ser mais divulgado em associações e Sindicatos Rurais,para que mais produtores rurais tenham acesso a esta tecnologia aproveitando-se o que se tem mais no semi arido que é o Sol.

Reply

Leave a Reply