A biomassa é feita a partir de material biológico vivo, ou organismos recentemente vivos. É a mais antiga fonte de energia renovável, utilizado desde os nossos antepassados aprenderam o segredo do fogo. A biomassa é essencialmente baseada em carbono, hidrogênio e oxigênio. A energia da biomassa é derivada de cinco fontes de energia distintas: lixo, madeira, resíduos, gases de aterros sanitários e de combustíveis de álcool.
Usado como fonte de energia para produzir calor ou eletricidade nos tempos modernos ou convertido em outros produtos energéticos, tais como bio-combustível.
Uma coisa é certa, a biomassa é uma fonte de energia verde, pois utiliza recursos renováveis para produzir energia. Isto significa que vamos ter um suprimento infinito de biomassa, como o sol e o vento. O maior desafio é, talvez, encontrar um terreno adequado, com um abastecimento de água suficiente para fazer o sistema funcionar. Quando a água não é abundante, é muito difícil de contar com a tecnologia de biomassa para produzir energia.
Até recentemente, a biomassa fornecia eletricidade mais renovável do que energia solar ou eólica, como a maneira mais comum de captar a energia a partir de biomassa foi para queimá-lo para fazer calor. A forma mais comum de conversão de biomassa em eletricidade é queimá-lo para produzir vapor, que aciona uma turbina que produz eletricidade.
O problema com a combustão direta de biomassa é que muita da energia é desperdiçada e que pode causar alguma contaminação se não for controlada cuidadosamente. Uma maneira de compensar essa desvantagem é com o plantio de mais culturas que serão de grande ajuda para reduzir a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.
É uma boa idéia se você pode usar os resíduos orgânicos para a produção de eletricidade. Esta é a chave que faz com que a biomassa diferente de outras fontes de energia verde. Quando a biomassa é usada extensivamente, o governo pode economizar uma quantia considerável de dinheiro para a redução na eliminação de resíduos. Além disso, eles podem reduzir sua dependência em relação ao petróleo.
O crescimento da bio-alimentação vai depender da disponibilidade de recursos, de uso do solo e as práticas de colheita, e a quantidade de biomassa utilizada para produzir combustível para o transporte e outras utilizações. No entanto, como a energia hídrica gerada há alguns impactos e riscos ambientais, que vêm com os benefícios.
Os principais impactos e riscos a partir de biomassa são a sustentabilidade do uso dos recursos, qualidade do ar e as emissões de carbono.